top of page

 

Mobiliário da Respiga.

 

 

Na nossa oficina produzimos móveis de raiz, com madeira reutilizada ou quando se justifica e por encomenda, o restauro de um móvel.

 

A matéria-prima usada é maioritariamente madeira maciça reutilizada com vista a garantir uma maior longevidade do produto, ou seja, para durar uma vida, contrariando o conceito de “móveis descartáveis”.

 

Evitamos a todo o custo o uso de derivados de madeira (por exemplo, os aglomerados e o mdf).

 

As madeiras maciças reutilizadas variam desde o pinho, mogno, faia, mutene, wengué, sucupira, entre outras, tendo como ponto comum qualidades mecânicas excepcionais resultantes da idade avançada das madeiras, sendo por consequência menos provável que empenem.

 

Temos madeiras com mais de 1 século, cujas características são únicas. Por exemplo, a cor um pinho com 180 anos é completamente diferente de a cor de um pinho com 20 anos.

 

Temos também madeiras obtidas a partir de partes de outros móveis ou de obras de demolição que outrora eram facilmente acessíveis (por exemplo a sucupira), mas após anos e anos de desflorestação, hoje em dia além do seu custo ser elevado, a pegada ecológica inerente ao seu corte e abate, moralmente, dificilmente se poderá justificar.

 

A madeira reutilizada usada nas nossas peças, tem obrigatoriamente de ser submetida a um longo processo de restauro até atingir um elevado grau de qualidade.

 

O design das nossas peças é pensado não só a partir do uso a que se destina mas também com base na matéria-prima disponível para a sua conceção, resultando por consequência em peças únicas de mobiliário que dificilmente poderão ser repetidas.

 

Os acabamentos são escolhidos de forma a garantir uma maior durabilidade, tendo em consideração a sua pegada ecológica resultante.

 

Serviços:

 

Aceitamos encomendas de  mobiliário por medida bem como projetos de recuperação e transformação de móveis do cliente.

 

Fale connosco.

bottom of page