top of page

 

Arte

 

 

Até agora produzimos o Januário e o Onofre, cuja matéria-prima pela sua diversidade de morfologia, cor e padrão, permitiu a criação de peças com vários níveis de leitura, do pormenor de cada parte, à composição como um todo, mostrando ainda que desperdiçamos a oportunidade de aproveitar alguns recursos naturais cuja existência já faz tão parte do nosso dia-a-dia que acabamos por os ignorar.

 

No caso dos caracóis usados no quadro "Onofre", tentamos demonstrar a possibilidade de usar um recurso existente no nosso país cujo “stock” é interminável, além de ser um desperdício dos restaurantes. Verificamos que a partir do momento que se aplica um revestimento de proteção nos caracóis as suas cores realçam-se e ganham intensidade, percebendo-se que os caracóis portugueses possuem não só variadas tonalidades de castanhos assim como um número infinito de padrões. Ao conceber-se um painel de 100cm x 100cm x 8,5cm composto por mais de 800 caracóis percebe-se que afinal não são todos iguais.

 

Em relação ao quadro “Januário” feito com cascas de ouriços-do-mar, procurou-se a utilização de um material que se encontra nas proximidades, conferindo-lhe a nobreza merecida que julgamos ser ignorada pela maior parte das pessoas. Esta tem a particularidade de variar de tamanho e cor, conservando contudo a forma e padrão, os quais permitem, quando em quantidade significativa, formar uma imagem rica em detalhe, sem deixar de perder a relação entre o todo e as partes, graças não só à opção de composição adotada, mas sobretudo devido ao fato de estas possuírem um padrão comum. Relativamente à escala, considerou-se que o padrão composto por várias cores e tamanhos só faria sentido se o seu número fosse elevado (foram utilizadas mais de 500 cascas) resultando um painel de 105cm x 105cm x 9,5cm. Outra característica interessante das cascas é a sua translucidez, originando uma imagem interessante ao se colocar iluminação no interior do painel que é também feito em acrílico translucido.

 

Importa por fim referir que não foi morto nenhum ouriço-do-mar ou caracol para a execução destas peças.

 

Com base neste conceito, estamos sempre à procura de novos materiais, mostrando os excelentes recursos que o nosso País possui e que tantas vezes ignoramos.

 

Serviços:

 

Além do Januário e do Onofre à venda na nossa loja, aceitamos encomendas de obras de arte por medida, com matéria-prima da Respiga ou sugerida pelo cliente.

 

Desafiem-nos!

 

Fale connosco.

bottom of page